A BANDA

Banda Calypso foi criada em Junho de 1999, a partir de um encontro. A cantora Joelma deixava a banda Fazendo Arte, para gravar o primeiro CD solo. No estúdio encontrou Chimbinha, músico preferido dos artistas paraenses. Juntos, eles decidiram criar a própria banda, assim, o CD solo da cantora Joelma tornou-se a Banda Calypso.

    Assim, surgiu a Calypso, já iniciando com a gravação do primeiro CD. Os demais integrantes da banda foram convidados depois, para as apresentações e shows. O nome da banda veio a partir do ritmo tocado no sul do Caribe e que no Pará adquire uma cadência próxima ao ska, misturado com levadas como o iê-iê-iê da Jovem Guarda, rock, folk, country, lambada e ritmos de raiz paraense. O resultado é uma música animada e sensual.

    Nos primeiros anos da banda, o trabalho foi mais difundido nos estados do Norte e Nordeste. Conquistando, desde sempre, um público muito fiel. Expandindo contatos de Belém do Pará para Recife o trabalho da Calypso ganhou outra dimensão e começou, pouco a pouco, a atingir o cenário artístico nacional.
   
    Foi em meados de 2004 que a Banda Calypso se introduziu nos roteiros artísticos do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. As apresentações na TV passaram a ser constantes, mostrando a grande aceitação do público. Em 2005 a banda já conquistou um nome no mercado nacional e já é difícil encontrar alguém que não conheça o trabalho da Calypso. Desde então Joelma e Chimbinha, não pararam. Têm agenda lotada, com cerca de 300 shows por ano incluindo destinos internacionais como aconteceu em 2005 e 2006 nos EUA e em 2005 em Portugal e na Suíça. A banda Calypso foi escolhida em 2006 como a atração mais esperada para se apresentar no maior evento brasileiro fora do Brasil, o Brazilian Day, e foi em 2005 escolhido como o melhor show estrangeiro nos EUA. Ainda em 2005, a banda Calypso ganhou o prêmio "Revelação Musical" atribuído pela TV Globo. Em 2006, Joelma e Chimbinha foram ainda mais longe e concorreram ao Grammy Latino.

    Atualmente a banda Calypso já é referência na música brasileira, com presença garantida nos grandes espetáculos populares como ocorreu no Brazilian Day, Ano Novo São Paulo e Bahia, Teleton, Criança Esperança, entre outros. Também desperta o interesse dos programas nacionais de maior audiência como Domingão do Faustão, Domingo Legal, Caldeirão do Huck, Sabadaço, Boa Noite Brasil, entre outros.

JOELMA MENDES
   Joelma Mendes, vocalista da Banda Calypso, iniciou sua carreira com apenas 19 anos. Cantava na cidade de Almeirim, interior do Pará e logo ficou conhecida no circuito musical da capital, Belém. Dona de uma voz suave e inconfundível, com um estilo de dançar que ela própria criou, Joelma trouxe muito talento e sucesso para a Banda Calypso.
    Hoje, todas as coreografias e os figurinos da banda são feitos por ela. Amada pelos fãs, Joelma é um modelo de cantora, dançarina e coreógrafa. Com todas estas virtudes tornou-se referência nacional.






CHIMBINHA

    Iniciou sua carreira de guitarrista com apenas 12 anos e logo despertou ao público sua genialidades, sendo convidado para gravar o ritmo frenético da sua guitarra em inúmeros CD's de artistas paraenses e nacionais.
    Segundo a revista "Showbizz", o músico é uma "unanimidade onipresente".
   Já o antropólogo Hermano Viana, em entrevista à revista "Trip", considerou Chimbinha como um dos melhores guitarristas do Brasil, independente do estilo que toca.


Um comentário: